A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) têm tomado conta dos assuntos corporativos relacionados ao futuro da tecnologia. Resumidamente, elas se propõem a serem óculos que movem o usuário do real para um ambiente 100% ou parcialmente virtual.
No entanto, o que nem todo mundo sabe é que esses produtos não são exclusividade dos games. Apesar dos jogos ainda serem a maioria dos destinos de itens como Gear VR, Oculus Rift, Google Glass e HoloLens, os óculos estão criando inúmeras utilidades em outras áreas do conhecimento como medicina, educação e engenharia.
Nas construtoras, incorporadoras e imobiliárias, por exemplo, há uma série de aplicações. Já é possível conhecer um apartamento decorado ou acompanhar o desenvolvimento de uma obra sem ter que comparecer ao canteiro.
A Microsoft tem dado vários exemplos de como seu gadget pode ser usado para aprimorar a saúde e o ensino. Assim, em pouco tempo, o HoloLens será utilizado pelos professores de medicina para darem aulas mostrando aos estudantes o cérebro e o corpo humano virtualmente. Os alunos conseguem ver, aumentar e girar as imagens de uma maneira muito mais simples e didática.
Porém, as vantagens vão além do aprendizado. Os óculos de realidade aumentada poderão auxiliar os médicos durante procedimentos cirúrgicos, ao olhar o paciente e ver – em tempo real – informações obtidas em exames. Também deverão ser testadas condições mais lúdicas para tratamento de fobias, como medo de avião ou de aranhas.
Enquanto isso, no marketing, uma pessoa já pode capturar a imagem de seu corpo pelo celular e ir trocando de roupas virtualmente até encontrar o modelo que mais lhe agrada. Em breve, o turismo também deve entrar no circuito da RV, conhecendo e indicando cidades e lugares que o viajante pretende visitar.
Caso ainda tenha dúvidas de como a realidade aumentada e a realidade virtual podem colaborar com o trabalho da sua empresa, converse com a equipe de consultores da Fast Shop Empresas.