O gerenciamento de dispositivo móvel – do inglês MDM (Mobile Device Management) – é uma solução inteligente que tem ganhado cada vez mais espaço e adeptos nos ambientes corporativos. O serviço integra e centraliza toda a base de aparelhos móveis de uma empresa, como smartphones, tablets e computadores, por exemplo. Desta maneira, o objetivo do MDM é dar mais funcionalidade, dinamismo e segurança aos dispositivos e processos.
A solução é operada por um sistema de gerenciamento central, por meio de uma plataforma. Ela permite, de maneira rápida e ágil, administrar aparelhos, compartilhar dados, bloquear ou liberar dispositivos, garantir a segurança das informações, gerir aplicativos instalados, controlar inventário e oferecer dados de geolocalização e políticas de uso.
Em termos mais práticos, é como se sua empresa comprasse 50 celulares para uso dos funcionários e tivesse um sistema que os opera. Com ele, você consegue liberar se o Facebook pode ou não ser instalado nos smartphones, a quantidade de dados que eles têm direito a utilizar, os sites que não podem entrar e em quais locais podem ser acessados, por exemplo.
Ou seja, como a solução é integrada para vários dispositivos ao mesmo tempo, ela é ideal para controlar aparelhos empresariais. Se sua companhia tem uma equipe grande com celulares, notebooks ou tablets corporativos, o gerenciamento de dispositivo é perfeito para fazer a gestão dos serviços, produtos, atividades e garantir bons resultados.
Também vale destacar que as soluções de Mobile Device Management também são conhecidas por operar com diversos sistemas operacionais, como iOS e Android, independente de fabricante do produto, modelo, tipo de conexão à internet ou operadora de telefonia móvel.