O mercado de computação nas nuvens está se expandindo em ritmo acelerado no Brasil. Apesar de não ser exatamente uma novidade, o armazenamento tem crescido e beneficiado, principalmente, as micro e pequenas empresas. Mas, o que é armazenamento em nuvem? Do inglês “cloud computing”, as nuvens são servidores on-line utilizados para hospedar informações, arquivos e dados na internet.
Por ser dinâmico, o processo tem atraído cada vez mais interesse corporativo. As companhias optam pela hospedagem de suas operações na internet, sobretudo, para reduzir custos e alavancar resultados. E isso realmente acontece porque, dependendo da estrutura, o investimento em cloud computing é bem menor do que em servidores físicos.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet (Abrahosting), a nuvem tornou-se uma espécie de versão moderna do ainda utilizado data center. É uma evolução tecnológica que transforma o ambiente de trabalho em um local mais simples e seguro, além de reduzir os custos com operação, mobiliário e decoração.
E a boa notícia é que, hoje em dia, ter um sistema de nuvem não é privilégio das grandes empresas. Até as pequenas já podem operar seu cloud computing com todos os recursos on-line. Basta ter um notebook com acesso à internet para poder trabalhar e gerenciar seu negócio na nuvem. Outro benefício são os planos sob medida, o suficiente para suportar pequenas, médias ou grandes operações/empresas.
Se ainda não tem certeza do investimento, de quais computadores, smartphones e tablets utilizar para administrar seu cloud computing, tire suas dúvidas com os consultores da Fast Shop Empresas. Saiba mais sobre as compatibilidades, capacidades e recursos que sua empresa precisa ter.